quinta-feira, 2 de junho de 2011

DIFERENÇA BÁSICA ENTRE UMBANDA E CANDOMBLÉ BY ODÉDEMIM




Muitos me perguntam e até mesmo pensam que Umbanda e Candomblé e um ritual ou seja uma religião igual que não existe diferença.



Vejamos :

A umbanda não é iniciática, portanto não tem feitura de Orixá.
O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada,tem feitura de Orixás e iniciação 
Contamos que no Candomblé as incorporações são feitas 99% por Orixás ,ressalvamos algumas casas que incorporam Caboclos boiadeiros até mesmo baianos etc

em casa do axé Ketú diziam que Caboclo não entra nem no portão (hoje em dias já vi vários incorporados)

Moral da historia : No Candomblé se Trabalha com Orixás que seriam no mínimo 16 Orixás do panteão.

Os dezesseis Orixás no Ketú: Exu, Oxossi, Ogun,Xangô ,Iansã, Obá, Oxum, Logunedé, Ibeji,Ossanhê,Ewa, Oxumaré, Obaluayê(omulu), Nanã, Iemanjá e Oxalá.

As sete Linhas da Umbanda é algo muito polêmico e que já deu muito o que falar, por mais que se escreva, sempre haverá mais e mais a ser esclarecido. Cada autor Umbandista mostra a sua visão, seu ponto de vista sobre o que são as "Sete Linhas de Umbanda" aqui expresso a minha visão e não quero com isso criar um dogma pois não sou o dono da verdade,e nem quero criar polêmicas mas apenas a titulo informativo..

Enquanto a manifestação em terreiros e casa de Umbanda trabalha com um Básico de sete Linhas de Orixás Oxossi, Ogum, Xangô, Omulu, Oxum, Iemanjá e Iansã


Note que: O Orixá Oxalá Não consta na relação de Orixás Básicos acima por ser considerado um Orixá superior e por ser considerado  torna-se  a conjugação de todos os demais Orixás "Sendo Sincretisado com Jesus Cristo, é o maior dos Orixás cultuados na Umbanda. Sua imagem esta no centro do Congá de quase todos os terreiros, é o Orixá da paz, do branco, do poder e da superioridade espiritual", è energia primeira e original emanada de Zambi ou Olorum, O Criador de Todas as Coisas, portanto Oxalá não se manifesta na umbanda em incorporações.

Em conseqüência disso na Umbanda não é regente de Orí (coroa) de médium nenhum na Umbanda, e sim o protetor de todos, e todos tem o axé de Oxalá. Além do mais estamos falando em manifestações em nível de terreiro, ou seja, em nível de incorporação e na Umbanda ninguém incorpora Oxalá. E na Umbanda ele é Orixá Maior.

Mas ao contrario no Candomblé o Orixá Oxalá se manifesta incorpora e até mesmo dança nos Ilês, e tem vários filhos, nas saída de Yaô Sempre a primeira saída no barracão é em homenagem a Oxalá

Gongá 
A palavra gongá é de origem banto e é utilizada no ritual de Umbanda para denominar o "altar sagrado" existente dentro do terreiro. Este altar ou gongá, como é chamado, é composto de imagens de santos católicos, caboclos, pretos-velhos e outras. Ainda no gongá tem em destaque a imagem da entidade espiritual que comanda o terreiro que de modo geral, em se tratando de Umbanda, poderá ser: um caboclo, um preto-velho ou ainda a imagem do orixá que governa a cabeça do médiun, chefe do terreiro.

Sabemos também que em todo religião existe maus elementos ou maus intencionados .Na minha opinião, toda religião é boa, desde que não seja usada para ludibriar as pessoas ingênuas e crédulas. Toda pessoa precisa acreditar em alguma religião, ter fé, mas também precisa ter o bom senso de desconfiar de vez em quando, nem tudo o que vemos e ouvimos é o que parece ser.existe muitos ekês (mentiras) no meio religioso,exemplo você ve um show de ilusionismo prestegiador e fica impressionado como ele fez aquilo você sabe que é mágica ( mágica não é magia ) que apenas foi um truque que engana nossos olhos é uma ilusão , não é real fique mais atento.
Então sabemos que a Umbanda Trabalha com espíritos desencarnados de antepassados (o que para muitos do  Candomblé seria Eguns), espíritos de Caboclos índios,Caboclos boiadeiros  vem na linha de Oxossí,
Nem tudo que vemos incorporado na umbanda são guias, pode ser fruto da imaginação muito fértil de algumas pessoas (com algumas exceções).As entidades que incorporam na umbanda não são Orixás, são guias espirituais.

Agora em contra partida existe no  candomblé gente feita de santo que continua virando com guias de umbanda,mas  isso não é novidade, é até muito freqüente de se ver.já não vemos mais casas de Raízes mesmo.
O que vemos é Babalorixás e Yálorixás  discutindo suas Raíses pois casas de ketú com cantigas e rezas de Angola e outras nações,Casas que se diz ser Angola mas diz que o Orixá da casa e Oxalá mas deveriam dizer o Inkice do ilê é Lembá pois na Nação de Angola não se tem Orixá e sim Inkices

Na Umbanda que não é um culto de nação temos os Guias e Orixás
Na Nação Jeje os deuses são chamados de Voduns
Na Nação Ketu, de Orixás
Na Nação de Angola, de Inkices






Peço desculpas,Mas é como vejo a situação da umbanda e do candomblé nos dias de hoje

“ O QUE É BOM E DEU CERTO TEM QUE SER COPIADO “

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis