segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ASSENTAMENTO DE EGUM




Ψ

ΨO1Ψ

ΨΨΨΨ

ASSENTAMENTO DE EGUM
MATERIAL NECESSÁRIO


7 PREGOS DE VIGA VIRGENS,
UM IMÃ,
VARIAS MOEDAS ANTIGAS
PÓ DE FERRO,
AZOUGUE,
AZEITE DOCE,
ITÁBA DE UNGIRA
LAMA DO MANGUE
TABATINGA
CARBURETO
1 ALGUIDAR DE BARRO GRANDE
UMA CORRENTE DE FERRO QUE CIRCULE O ALQUIDAR
1 CADEADO PEQUENO COM CHAVE,
7 BUZIOS FECHADOS,
7 BUZIOS ABERTOS,
3 PUNHAL,
UMA COLHER DE PAU
7 VELAS BRANCAS,
1 OBI,
1 OROBÔ
1 PINGA,
1 QUARTINHA MACHO,
1 VINHO BRANCO,
3 FRANGOS,
OMIM,

Ψ

Ψ02Ψ

ΨΨΨΨ

MODO DE FAZER O FEITIÇO


1° IR A CALUNGA E PEGAR O UM ORÍ DE UM EGUM

ESTE DEVE SER ANOTADO O NOME DO DITO CUJO

2° PEGAR UMA BACIA OU ALGUIDAR GRANDE E COLOCAR OS APETRECHOS PARA SE FAZER A MASSA

(ITÁBA DE UNGIRA).
LAMA DO MANGUE, O CARBURETO,TABATINGA, AZOUGUE, UM POUCO AZEITE DOCE, UM POUCO DE PINGA, UM POUCO DE OMIM(AGUA ) , ( CUIDADO PORQUE O CARBURETO AQUECE E PODE ATÉ PEGAR FOGO EM CONTATO COM A AGUA) ACENDA UMA VELA BRANCA AO LADO E A QUARTINHA COM AGUA,3° COM UMA COLHER DE PAU GRANDE VAI MISTURANDO A MASSA,

4° PEGUE UM FRANGO BRANCO E SACRIFIQUE ELE EM CIMA DA MASSA,E ENQUANTO O EGÉ VAI CAINDO NA MASSA VA DIZENDO EKÚ HO EKÚ HO DO AXÊXE LONAN EKÚ HO...


E CONTINUE MISTURANDO ATÉ ESTAR BEM UNIFORME,

5° APÓS COLOQUE O IMÃ EM BAICHO NO ALQUIDAR E A MASSA COBRINDO ATÉ A RISCA DO MESMO, COM O ORI NO MEIO PRENDENDO ELE COM MASSA.,EM VOLTA DO ORI COLOQUE OS BUZIOS INTERCALADOS DE PREFERENCIA PRESOS NA MASSA, JUNTAMENTE COM AS MOEDAS ANTIGAS E O OROBO NA FRENTE.

6° CIRCULANDO AS MOEDAS E OS BUZIOS COLOQUE OS 7 PREGOS ESPETANDO NA MASSA AO REDOR DA BORDA DO ALGUIDAR DEICHANDO EM TORNO DE 70 % LIVRE ACIMA DA MASSA PASSE A CORRENTE EM TORNO DO ALGUIDAR ENCACHANDO NOS PREGOS SEUS ELOS DEICHANDO AS PONTAS DA CORRENTE LIVRES NA FRENTE, E EM UMA DAS PONTAS DA CORRENTE O CADEADO

Ψ

Ψ03Ψ

ΨΨΨΨ

7° ACENDA AS VELAS AO REDOR E DIZENDO O NOME DELE ( VOCE PODE BATIZA-LO COM OUTRO NOME ESCOLHIDO BABÁ EGUN)JOQUE UM POUCO DE SAL E UM POUCO DE AGUA NO ORI E DIGA QUE A PARTIR DESTE MOMENTO VOCE EGUN DE FULANO DE TAL VAI SE CHAMAR ( DIGA O NOME ) E RESPONDER SEMPRE QUE EU CHAMAR AOU ASSOBIAR SEU NOME QUE AGORA É ( DIGA O NOME ) VA DIZENDO EKÚ HO EKÚ HO DO AXÊXE LONAN EKÚ HO......

8° PEGUE OS 2 FRANGOS E CORTE EM CIMA DO ORI FAZENDO A SAUDAÇÃO EKÚ HO EKÚ HO DO AXÊXE LONAN EKÚ HO.. , E CANTE

- EGUM QUANDO COME ELE SABE ORUN <- BIS

- EGUM QUANDO COME ELE SABE ORUN <- BIS
- SIMBELEKÊ SIMBELEKÊ HUUMM HUUMMM ,SIMBELEKÊ. <- BIS

- EGUM COME NO OBÉ CRUM EGUM COME NO OBÉ CRUM. <- BIS

REPITA AS CANTIGAS ATÉ PARAR DE ESCORRER O EGÉ DOS FRANGOS
PEGUE O OBI E CONFIRME SE ELE RECEBEU, COLOQUE OS PEDAÇOS DO OBI NO ALGUIDAR,
SE DEU ALÁFIA BATA PAÓ E DIZENDO A SAUDAÇÃO EKÚ HO EKÚ HO DO AXÊXE LONAN EKÚ HO.....
SOMENTE A TITULO INFORMATIVO
ΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨ
Como todos os assentamentos de uma “roça” de candomblé, egum também é de vital importância para o bom funcionamento da casa e segurança tanto de seu zelador (a) como também dos filhos de santo e demais consulentes. O que acontece é que essa figura tem sido muito mal compreendida em nosso tempo.
A começar pelo seu assentamento que poucos sabem como realizar da forma correta. E também a forma de se tratar egum, é muito deturpada. Existem pessoas que os tratam como escravos, e pensam que estão agindo com uma energia dominável. Porém, essa forma de agir com egum, é equivocada e é ela que traz as consequências erradas para a casa de Candomblé.
Egum deve ser alimentado com respeito e carinho, assim como as demais entidades que compõem o universo dos Orixás. Não por ser ele, em serviçal de Orixá, tem que ser tratado de forma grosseira, com xingamentos e palavrões de toda espécie.
Egum existe em uma “roça” para nos proteger, nos amparar, nos livrar de todos os males que nossos inimigos por ventura venham a nos desejar, e também nos ajuda em tarefas variadas, desde a cortar uma feitiçaria que exista contra alguém, e até mesmo auxiliando a recompormos uma família desfeita.
Obviamente que como todas as forças espirituais, ele possui seu lado positivo e o negativo e somente devemos invocar o positivo. Aqueles que invocam egum para o mal, mais dia, menos dia pagam muito caro pelas artimanhas, uma vez que, as forças existem para o bem, e somente Deus tem o direito de julgar e punir alguém e nunca nós estamos aptos para tal.
Já vi pessoas que disseram que “quando se assenta egum em uma casa, ele leva alguém da família”. Isso é errado! Egum quando assentado, somente vai para a rua trabalhar quando nós o mandamos e volta quando o chamamos.
Eles nunca pedem a vida de um ser humano por mais vil que esse seja, afinal egum é escravo de Orixá e esses, seguem à risca as leis de Deus nosso Pai, que proíbe que uma vida seja tocada ainda mais ceifada.
Tenho visto várias casas com egum assentado, na minha mesmo eu tenho, e nunca soube da morte de quem quer que fosse depois do assentamento, salvo aquelas destinadas por Deus, afinal nenhuma entidade nos traz a juventude eterna e nossas vidas teem um fim no dia determinado por Olorúm.
Egum queridos é para nossa defesa e de nossos familiares carnais, assim como para a defesa de nossos filhos de santo e de nossos consulentes. Afinal seguem eles, as leis de nossos Orixás e esses a lei Divina.
Claro que algumas restrições existem para se tratar egum, basta que essas sejam seguidas e teremos aí uma valorosa força sempre disposta a ajudar. Não me refiro a egum solto, a alma penada, mas ao egum escravo de Orixá, uma forma de espírito que vive conforme as determinações do astral superior, ou seja, ao egum assentado, que passa a trabalhar para a “roça” e para seu sacerdote ““.
Pessoas de determinados santos, não podem de forma alguma lidar com egum, pois seus Orixás não convivem com esse tipo de energia, e se por acaso, sua casa pedir para que um seja assentado, basta que se nomeie uma pessoa de confiança para se cuidar de seu assentamento.
Usando essa energia com sabedoria, veremos que muitas coisas podemos fazer para o bem, não importando a entidade para a qual oferecemos presentes.
Ψ

54 comentários:

  1. Boa tarde, estou com duvida em um item o 1° Ir a uma calunga e pegar o ori de egum.

    O Que seria o ORI de um egum? seria o crânio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostey muito de saber que eu respeito so eguns da maneira certa e tenho carrinho por eles acho que os espiritos merrecem respeito que nao sao bichos e sim espiritos de grande poder asse

      Excluir
  2. Quais os orixás não se assenta baba.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Sr.Ícaro Espindola, sim o Ori representa a Cabeça , no caso o cranio

    Respondendo ao Sr.Louis Rolim; Não se assenta Egum para o Orixá Xango

    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Mutumbàse.

    Odedemim, mo ju bà. Qual invocação correta que se faz a Bàbá Egun quando solicita sua ajuda para ir à rua trabalhar? E como se faz corretamente para chamá-lo de volta, e a que horário?

    Àse.

    Kisolèwà.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bate-se paô (palma ritimada)e diga EKUÔ EKUÔ DO AXEXE LONAM EKUÔ , E SE FAZ O PEDIDO

      Excluir
  5. motumba gostaria de sabe aonde fica esse assentamentodepoisdisotudo e quando se cuida dele oudela ? geralmente se chama casa de ibó né meu ex zelador tinha casa mais so usava para o mal ele ja se foi ..outra pergunta gostaria de saber outras formas de cuidar deles pode ser de qualquer pessoa ou somente da familia ???obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE SER UM LOCAL SEPARADO DE SUA CASA, PODE SER QUALQUER UM MAS VC TEM QUE SABER O NOME E REBATIZAR ELE

      Excluir
  6. sou ojé confirmado...só os ojes tem poder de lisar com egum...a mão que faz renascer um orixa não pode ser a mesma a tocar e mexer com a morte.obooooleribooo hey hey!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUANDO SE TRATA DE BABÁ EGUM CONCORDO CONTIGO

      Excluir
    2. Motu Mbapodemos conversar mais reservadamente pai? Pode me mandar seu contato?

      Excluir
    3. MS.Odedemim CELULAR VIVO 11 941073019 *WAHTSAPP

      Excluir
    4. Meus para bens meu velho isso ai e o certo gente muita loucura por isso que o culto ta se acabando mandar uma pessoa leiga no assunto ir para o cemiterio fazer isso nossa muita loucura desse povo

      Excluir
  7. Respostas
    1. Bem é meio polemico esta pergunta pois posso estar errado mas sendo Xango o fundador do culto aos Eguns, somente ele tem o poder de controlá-los, ai tem uns itans que dizem Xango teme o local dos Mortos apesar de controla-los , Sango é cultuado como um Orisá Egungun, O por ele ser nada mais nada menos que o Orisà da execução, da punição divina e Egungun por ele ter tido sua passagem pela terra como homem e ter se iniciado. Xango foi o criador do culto de Egungun e ele foi o primeiro Ojé ( Sacerdote do Culto aos Mortos ) e também foi o primeiro Alapini , Eu não tenho autoridade pra dizer sim ou não mas ai esta os fatos.

      Excluir
  8. Coloca o nome dessa pessoa para os eguns agda cristiane dos santos Conceição

    ResponderExcluir
  9. Eu como yao posso cuidar de um egun pois adoro eles

    ResponderExcluir
  10. Bom dia tenho muitas dúvidas, Iansã onira pode cultivar um babá egum, eu adoro eles e querua orientação de como fazer isso com responsabilidade.agradeco, ase muito ase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá respondendo a sua pergunta ... então sendo iansã a rainha dos eguns pode sim ... mas se fosse a iansã de balé seria melhor ainda .... apenas realçandoum ponto importante no culto de angola não se cultua a estas qualidades de iansã .... então boa sorte

      Excluir
  11. Foi jogado contra mim um Baba enfim como posso tirar pediram minha morte para ele e os meus caminhos trancados !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Bàbáláwo do culto Africano dá família Aworeni de Ilê Ifé, iniciado em Egungun, Orò e Yami. Só Através de Um registro com Opele Ifá ou Ikin Ifá e fazer os Ebós Recomendados por Ifá. Contato: 964488278- Nextel é Whatsapp

      Excluir
    2. isso é muito facil vc ja trabalha com a espiritualidade ?????

      Excluir
    3. Oi minha querida não há nada que um bom ebó não tire procure uma casa alguém de respeito e tire uns ebós de Ekurús ou um ebó completo (tudo q a boca come) e poem este Egum pra correr

      Excluir
  12. NA MINHA CASA DE SANTO NÃO TEM QUINTAL ONDE POSSO ASSENTAR UM EGUN?
    EU SOU MULHER POSSO ASSENTAR UM?
    DE QUANTO EM QUANTO TEMPO ELE COME? E É SO FRANGO?
    ElE PODE FICAR DENTRO SO ILE MAIS PERTO DO EXU QUE GUARDA A CASA PERTO DO PORTÃO???
    SÓ EU POSSO CULIDAR DELE OU UM OGAN?? POIS QUANDO ESTIVER MENSTRUADA SEI QUE NÃO É INDICADO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim vc pode assentar egum apenas escolha um local no chão fora de sua casa desde que seja um local onde só vc irá colocar a mão !!!!

      Excluir
  13. ALÉM DE CORTES O QUE PODE SE COLOCAR PRA PRESENTEAR EGUN SE NÃO SOUBERMOS O QUE ELE GOSTA?
    BOM ESSE CRÂNIO TEMOS QUE SABER DE QUEm FOI??? OU CHEGO LA E PESSO AO COVEIRO UM ALEATÓRIO?? E AI BATISO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc pode dar tbm frutas pois está se tratando de agrados e alimentação

      quanto ao cranio vc mesmpa teria que pegar e ver o nome do mesmo ... se não houver condiçoes para isso então peça ao coveiro e certifi que se do nome !!!! qual quer duvida me chame via watsapp (11) 98452-2411 forte abraço axé

      Excluir
    2. Bem você pode colocar um mingal de egum por exemplo este : COMIDA DE EGUN
      Meio kg de farinha de mandioca
      1 litro de agua
      PROCEDIMENTO: Dissolva a farinha na água e leve ao fogo, mexendo sempre, até adquirir consistência de mingau. Coloque em uma tigela branca e deixe esfriar. Ofereça a Babá-Egun com pedido de vida, saúde e prosperidade.sobre o carino vc tem que saber o nome do falecido para rebatiza-lo com um nome afro , muito cuidado não conte a vizinhos etc sobre ele pois isso e crime pegar osso em cemiterio e alguém pode prejudica-la te dedando ok axé Odará

      Excluir
  14. Axé.. preciso conversar com o senhor, podemos falar por WhatsApp por favor?

    ResponderExcluir
  15. O senhor poderia me dar o número do seu zap para maiores esclarecimentos? Obrigada motumba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no que eu poder te ajudar ... ficarei satisfeito por isso ( 11 ) 98452-2411

      Excluir
  16. Gostaria de saber seu eu possa colocar o assentamento de egun na entrada da minha casa.e gostaria de saber qual o período melhor para assentar o egun.o tipo de comida.e em quanto tempo eles devem comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc pode colocar na entrada de sua casa .. apenas certifique se de que ele estará no chão e se só vc irar tocar nele .... os melhores horários são sempre depois das 23;00 hs em dias de segunda , quarta e sexta feira para maiores informações watsapp ( 11 ) 98452-2411 muito axé

      Excluir
  17. Qual a relação entre eguns e Quiumbas?

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo Andrade Respondendo sua Pergunta Eguns nada mais são do que os espíritos que já desencarnaram e Kiumbas quer dizer exatamente a mesma coisa. Apenas se dá entre eles uma diferença de evolução. Senão vejamos: Eguns, são todos os que desencarnaram, tiveram vida humana, em contraposição aos Orixás que são forças da natureza. Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, e Exus (entidade de Umbanda), são Eguns. Obs: Quando digo que Exus (entidades de Umbanda) são Eguns, é por que no Candomblé, Exu é Orixá, divindade. É o Orixá intermediário entre como criar um blog os demais Orixás e os homens. Kiumbas são Eguns ainda muito atrasados na escala de evolução espiritual, são considerados negativos e que por vezes, se fazem passar por outras entidades, normalmente por Exus, criando no leigo, um ponto de vista muito negativo em relação a estas entidades, os Exus, por eles mistificados. É sabido que o termo evolução é extremamente relativo, e dentro de uma mesma qualidade de entidades, poderá variar muito o grau de evolução entre cada um deles.

    ResponderExcluir
  19. livros em pdf de magia umbanda Candomblé Santo daime,ayahuasca etc downloads gratis aqui > >>> http://magazineshopsections.com/Livros-Magia-Bruxaria/

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,eu trabalho com egun.. é uma honra ele tem me ajudado e ajudado pessoas que vem até a mim.

    ResponderExcluir
  21. CONSELHOS ESPIRITUAIS acho que você não leu todo Artigo no final esta escrito somente a título informativo caso você se atreva a fazer é por conta e risco seu , veja bem sabemos que existe armas revolver metralhadora fuzil etc cabe a nós se vamos compra-los para matar alguém ou utiliza-lo, O IMPORTANTE NÃO É TER SAPIÊNCIA E SIM AXÉ

    ResponderExcluir
  22. Olá boa tarde sou do feito de orisá odé e odé teme a morte mais no meu caso o meu odé tem um forte e grade enredo com inhasa pode me informa se posso assentar baba égua?

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Irmão você ou quem te ensinou está meio que inquivocado , desculpe a resposta !
      Mas também sou feito de Akueran a 14 anos , oxosse é o único orixá que entra na mata da vida e da morte e sai sem temer , ela não reconhece a morte , ode não reconhece eku.
      É por incrível que parece os filhos de odé tem uma ótima mão para tal coisa como essa.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Sua bençã sou feito de Ogum mejeje com oya bagan eu posso cultuar também ou não

    ResponderExcluir
  26. Respondendo ao sr. Kaiique Abiidalas
    Nada há ver eu sou de Odé Também e Já Assentei 3 Eguns com estes fundamento ai citados E todos funcionam muito bem até hoje e nunca me senti mal com isso de estar lidando com estes chamados Eguns

    ResponderExcluir
  27. Mutumba como copa pra Egum, com obé mesmo ,lado de fora ou dentro do quarto dele?

    ResponderExcluir
  28. Awre! Minha ex sogra é um babaegun e vem falando comigo logo depois do seu axexe e ante montem aconteceu algo q estou perdida e confusa, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde pessoas feita de ogum pode participar de cerimonia de assentamento de baba egum

    ResponderExcluir

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis