sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Santa Rita de Cassia




Santa Rita de Cassia Uma Santa Católica sincretizada na Umbanda como Obá nem todos terreiros de Umbanda toca ou tem Obá isso não quer dizer que não exista o sincretismo, vejamos dia 22 Maio é o dia da Santa
Obá é um Orixá feminina, pouco cultuada em terreiros de Umbanda. A maioria dos terreiros espalhados pelo Brasil cultuam Obá como sendo a mesma Orixá Iansã, pois segundo a lenda Obá era irmã de Oyá (Iansã) e suas histórias se misturam.
Ela também é Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, arco e flecha (Ofá).
O Orixá Obá representa as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, água parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã.
 Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos. É também a dona da gira.
Obá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Oyá (Iansã), Oxumaré e Exú.
Vejam as Características dos filhos (arquétipo) de Obá: Os filhos e filhas de Obá são lutadores, bravos, um tanto agressivos, o que as levam a serem pouco compreendidos. Frequentemente tendem a terem experiências infelizes e amargas. São ciumentos, pois são muito zelosas com tudo que lhe pertencem. Porém, pessoas de grande valor e dedicação. Tendem a alcançar seus ideais. Dedicadas e muitas vezes ingênuas, principalmente em relação ao amor e as amizades.
Sua Cor: Marrom raiado, vermelho e amarelo
Seus Fio de Contas (Guia): Marrom, vermelho ou amarelo
Suas Ervas: Louro, Mãe-boa, Manjericão roxo
 Símbolo: Ofange (Espada) e Escudo de cobre
Pontos da Natureza: Águas revoltas
Flores: Gerânio, flor de Romã
Pedras: Quartzo
Metal: Cobre
Dia da Semana: Quarta-feira
Elemento: Fogo e Água
Saudação: “Obá Siré!”
Bebida: Champanhe
Comidas: Inhame
Data Comemorativa: 22 de maio
Sincretismo: Santa Rita de Cássia , Nossa Senhora Das Neves
Incompatibilidades (Quizilas): Abóbora e rato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis