quinta-feira, 17 de novembro de 2011

POEMA DE ORI...ORIKI

“Ko sí Òòsà tí i dá´ni gbè léhìn Orí eni”
“Nenhum Orixá abençoa uma pessoa antes de seu Orí”

ORIKI
POEMA DE ORI...Orì
K'a má fi wàrà-wàrà n'okùn orò.
Ohun à bâ fi s'àgbà,
K'a má fi se'binu.
Bi a bá de'bi t'o tútù,
K'a simi-simi,
K'a wò'wajú ojo lo titi;
K'a tun bò wá r'èhìn oràn wo;
Nitori àti sùn ara eni ni.

minha cabeça,
Permita-me que eu não seja humilhado nesse mundo
Permita-me que eu não sofra com dificuldades materiais
Que eu tenha paz e sabedoria e jamais seja guiado pela raiva
Quando me encontrar em um lugar sereno e prospero,
permita que eu possa desfrutar dele.
Que eu possa prestar atenção na conseqüência de meus atos ,
construindo assim as bases para um futuro prospero e estável.


Uma Lenda sobre Orí que explica a sua supremacia sobre os restantes Orixás:
“Um certo dia, Olodumarê resolveu decidir qual dos Orixás seria o dono do destino do ser humano, sendo assim ele convocou todos os Orixás para ouvir as suas fraquezas e julgar qual deles seria o mais indicado. Quando todos estavam reunidos, Olodumarê começou por Ogum:

Olodumarê:- Ogum se por um acaso você estiver com um dos seus filhos e passar por uma guerra, o que faria?

Ogum:- Ah pai, eu colocaria o meu filho num lugar seguro, e lutaria contra os injustos.

Olodumarê:- se estivesse com o seu filho e estivesse com muita gula no meio de trovões…

Xangô:- Ah pai, eu controlaria os trovões, colocaria meu filho num local abrigado e saciaria a gula.

E assim se sucedeu a fraqueza de cada Orixá, até que chegou a vez de Ori e esse prontamente respondeu:

Ori:- Infelizmente pai, eu terei que ser uma parte do meu filho, pois com ele estarei dividido desde o nascimento até Ikú o encontrar ou ele encontrar Ikú, pois no dia em que eu resolver largá-lo, a sua cabeça será decepada e estaria eu com a missão de Ikú“.

ORI ODE- É a parte física da cabeça, essa que olhamos e vemos e a que chamamos rosto.

ORI INU – É a parte espiritual onde se encontram os pensamentos, é para este que cortamos num igba ori, ou damos obi, ou fazemos oferendas antes mesmo dos Orixás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis