sábado, 17 de setembro de 2011

ORIKI DE OIÁ-IANSÃ


Oyà

Oyà A TIwo EfòGbé.   
Ela é grande o bastante para  carrega o chifre do búfalo.
Oyà Olókò Àra.
Oyà, que possui um marido poderoso.
Obìnrin Ogun,
Mulher guerreira.
Obìnrin Ode.
Mulher caçadora.
Oya Òrírì Arójú Bá Oko Kú.
Oyà, a charmosa, que dispõe de coragem para  morrer com seu marido.
Iru Èniyàn WNOyà Yí N Se, Se?
Que tipo de pessoa é Oyà?
Ibi Oya Wà, Ló Gbiná.
O local onde Oyà está, pega fogo
Obìnrin Wóò BEni Fó Igbá.
Mulher que se  quebra ao meio como se fosse uma cabaça
Oyà tí awoòtá rí,
Oyà foi vista por seus inimigos
Tí WoTorí Rè DIgbá Nù Sì Igbó.
E eles, assustados, fugiram atirando as bagagens no mato
Héèpà Héè, Oya ò!
Eeepa He! Oh, Oyà!
Erù Re Nikan NMNbà O.
És a única pessoa que temo
Aféfé Ikú.
Vendaval da Morte
Obìnrin Ogun,  TNá IboRè Ní À KKún

A mulher guerreira que carrega sua arma de fogo

Oyà ò, Oyà Tótó Hun!

Oh, Oyà, à Oyà respeito e submissão!
 OyàA PAgbá, PÀwo Mó NKíákíá,

Ela arruma suas coisas sem demora

Kíákíá,  Wéré Wéré L Oyà NsTÈ

Rapidamente Oyà faz suas coisas

Rìn Dengbere Bíi Fúlàní.

Ela vagueia com  elegância, como se fosse uma nômade fulani
Titi Tí  Nfi Gbogbo Ará Rìn Bí Esin
Quando anda, sua vitalidade  é como a do cavalo que trota
Héèpà, Oya Olómo Mesan, Ibá Re Ò!
Eeepa Oya, que tem nove filhos, eu te saúdo!





Orìkí fún Oya
Orìkí para Oya


Ajalaiyé, ajalorin, fún mi ire   
Os ventos da terra e o céu me dão fortuna boa


Ìba Oya    
Eu elogio o filho da mãe dos nove


AJALAIYE AJALORUN, FUN MI GBOGBO IRE 
Os ventos da terra e o céu me dão fortuna boa


IBA Yansan  
Eu elogio o espírito do vento 


Ajalaiye, ajalorun wi wini  
Os ventos da terra e o céu são maravilhosos 


Bem ma yansan 
Sempre haverá a mãe dos nove 


Àse 
Axé

Aqui está um oriki nigeriano para Oya coletados 
por Fela Sowande e Ajanaku Fagbemi:

-----

Oya completa passeando com plena confiança e importância
Ela leva uma cesta de kola para colocar antes do marido
Proprietário do lugar de adoração
Oya, imerso em seus pensamentos, esculpindo conceitos

Completa Oya, venha receber a sua oferta sem ofensa
Proprietário do lugar de adoração
Que aqueles que se prepararam comida começam a servi-lo

Oya, que faz com que as folhas a se agitar
Oya, vento forte que deu à luz o fogo ao atravessar a montanha
Oya, por favor, não caiu a árvore no meu quintal
Oya, temos visto fogo cobrindo seu corpo como pano

Se você está à procura de Oya e não pode encontrar Oya
Talvez você se encontrará com ela no estábulo noz de cola
Oya, onde goza de jogar pequenos pedaços em sua boca
Talvez você se encontrar com ela na barraca amarga noz de cola
Oya, onde goza de jogar pequenos pedaços em sua boca
Talvez você se encontrará com ela no estábulo came de madeira
Onde Oya goza esfregando salve vermelho até o corpo dela
Talvez você se encontrará com ela no estábulo tambor bata
Oya, onde se move o seu corpo em uma dança enorme

Mãe, mãe, eu vou sempre responder ao chamado de Oya
Eles alertaram-me para não responder a seu chamado
Pai, pai, eu vou sempre responder ao chamado de Oya
Eles alertaram-me para não responder a seu chamado

Onde posso ir, o que posso fazer?
Eles disseram que eu deveria oferecer pequenos pedaços de pano para Oya
Eles disseram que eu deveria oferecer noz de cola e bateu de inhame para Egungun

Eles dão uma espada para Oya mas ela não usá-lo para matar um animal
Para Mãe deverão apresentar uma espada, mas não para matar qualquer animal
Eles dão-lhe uma espada, mas não para decapitar pessoas
Ela disse: "O que posso fazer com a minha espada?"
Oya viu o fogo como um corpo que cobrem, como pano

Vento forte que derruba árvores em todo o wilds
Egungun merece mimo e respeito dos membros do culto
Mãe, a mãe de derrame em mim a partir de seus seios, Mãe do Mundo
Egungun adorador, proprietário de rato mata
Oya, proprietário de Egungun

Ashe!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis