domingo, 17 de julho de 2011

LENDAS AFRO E BRASILEIRA "" XANGO BARÚ ""

Baru
Existe uma qualidade de Şàngó, chamada Baru, que nao pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em arito com os outros. Ele é que era valente. Quem resolvia tudo era ele. Şàngó Baru era muito destemido , quando ele comia quiabo , que ele gostava muito , lhe dava lombeira. Dormia o tempo todo !!!
E por isso perdeu muitas contendas, pois quando ele acordava seus adversarios já tinham voltado da guerra. Ele ficava indignado. Então resolveu consultar um OLUÔ, que lhe disse :
- Se é assim , deixe de comer quiabo.
- Eu deixar de comer o que mais gosto ? - respondeu Şàngó baru.
- Então fique por sua conta. Não me incomode mais ! Será que a gula vai vence-lo ??? - perguntou oluô.
Şàngó Baru foi para casa e pensou:
- Eu não vou deixar me vencer pela boca. Vou voltar lá e perguntar a ele o que eu faço, pois o quiabo é meu prato predileto.
E saiu no caminho da casa do louô, que já sabia que ele voltaria. Lá chegando, disse :
- Aqui estou. Me diz o que vou comer no lugar do quiabo.
- Aqui neste mocó tem o que tem que comer. São estas folhas . Você temperando como quiabo, mata sua fome - lhe mostrou o oluô.
- Folha !?
Perguntou Şàngó Baru.
- Sim - respondeu o oluô. Tem duas qualidades, uma se chama oyó e a outra, xanã. São tão boas e gostosas quanto o quiabo.
Şàngó Baru foi para casa e preparou o refogado, e fez angu de farinha e comeu. Gostou tanto, e se sentiu tão bem e tão fortalecido, e não teve mais aquele sono profundo. Aliás, ele se sentiu bem mais jovem e com força. E não ficou com a lombeira que o quiabo lhe dava. Ai ele disse ?
- A partir de hoje , eu não como mais quiabo.
Daí a sua quizila com o mesmo. É como eu disse no começo : "Todo caso é um caso".
Esse caso me foi cantado pelas minhas mais velhas , assim , agora , querm quiser dar quiabo a Baru , que dê!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[RED][B]AO COMENTAR UM ARTIGO VOCÊ INCENTIVA O ESCRITOR A POSTAR MAIS

Livros de Umbanda Candomblé,Santo daime,ayahuasca,Magia,Bruxaria em pdf Gratis